sexta-feira, 19 de abril de 2013

Nova lista de profissões

CIC anunciou ontem a nova lista de profissões para o Processo Federal que vai abrir agora em maio. São ao todo 24 profissões, com bastante foco em engenharia. 

Para minha surpresa(e também uma comprovação que tomamos a decisão certa) nossa profissão não retornou como esperado, Food Service and Restaurant Manager, mesmo após cerca de 4 anos na lista. Caso a gente tivesse aguardado como pensamos e contado que ela iria se manter na lista, só agora começaríamos a correr atrás dos documentos de Quebéc.

O que mais me impressionou com a nova notícia foram o limite de vagas.Agora apenas 5.000 aplicações serão aceitas no período de 1 ano, sendo apenas 300 aceitos para cada um dos 24 NOCs. Quando aplicamos a primeira vez, em 2011, um pouco antes havia sido alterado para o recebimento de 10.000 aplicações, sendo 500 para 29 profissões.Em 2010 a lista continha 38 profissões, com o limite de aceitação de 20.000 aplicações, sendo 1000 para cada NOC. A conta não fecha porque, senão me engano, o total que vai contar é dos applications recebidos. Ou seja, assim que encher os 5000 recebimentos para análise, não importa se algumas profissões não receberem o total de 300, o processo vai fechar.

Eles já adiantaram bastante coisa em dezembro e janeiro, e o povo na verdade já tinha que ter corrido atrás para muita coisa. O que faltava realmente era a lista e as instituições que podem credenciar os diplomas e históricos. Mas pelo que estou lendo é que tem muita gente perdida ainda. Vendo até se é necessário enviar o resultado do IELTS ou não, e a maioria nem fez o teste ainda. 
Eles foram bem claros quando saíram as novas regras em dezembro, com o novo processo não pode deixar margem para erros e se preparar o quanto antes, pois pode não dar tempo. Experiência própria...


Um comentário:

  1. Olá pessoal!
    Notamos que nosso selo ainda não foi inserido em seu blog.
    Caso vocês tenham interesse que o seu blog continue listado no "GALERA DO PROCESSO" pedimos que seja inserido. Você pode encontrar o link para nosso selo em: http://galeradoprocesso.blogspot.com.br/p/divulgacao-do-site.html
    Caso não tenham interesse, podem nos enviar um e-mail para nosaquinocanada@live.ca com o endereço do seu blog e a palavra SAIR que providenciaremos o descadastramento.
    Agradecemos desde já.
    Abraços,

    Alfredo.
    http://galeradoprocesso.blogspot.com

    ResponderExcluir